16 fevereiro, 2009

Sexta-Feira 13, o recomeço...

Sem criar muito alarde sobre o faturamento do recomeço da franquia Sexta-Feira 13, peço que se atenham a um fato: Jason Voorhees é o assassino serial do cinema mais conhecido e carismático. Os entendidos de cinema de horror execram a franquia, pois dizem tratar-se apenas de um festival de mortes sem sentido com um único personagem que morre e ressucita apenas para continuar a matança em outro episódio... Mas... Peraí!! É exatamente isso!!! Diversão garantida para fãs de gore e splatter, sem muita historinha, muitos peitos de fora e criatividade (no quesito morte) para dar e vender. A franquia antiga já perdeu o "glamour" depois do terceiro filme... Todo mundo já sabia quem era o assassino e forçar a barra com aquele clima de susto típico já era besteira. Enfiaram ainda o Tommy Jarvis, num roteiro pífio, onde outra pessoa se fazia passar por Jason... Resumindo, terrível... Aí veio a parte VI, Jason Vive... Só o início do filme, com aquela cena dos filmes de 007, onde ele é acompanhado por uma mira e atira (no caso do Jason, este arremessa um machete), é impagável... A história da ressurreição, maravilhosa, completamente sem nexo. A partir daí pegou-se o espírito da coisa: filmes com Jason são filmes cheios de gente morrendo e gritando... E só.
Sou fã de filmes de terror. Sei apreciar um bom filme italiano ou alguma pérola da Hammer ou da Universal. Mas, existem filmes e filmes... Comparar Suspiria com Sexta-Feira 13 é o mesmo que comparar A Vida de Brian com Debi & Lóide. Ambos são comédias engraçadas, mas têm públicos distintos. Assim é a vida e cinema é entretenimento e dinheiro acima de tudo. O cinema nacional está descobrindo isso só agora, infelizmente...
Enfim, o post é pra falar do Jason, o assassino serial mais carismático e conhecido (sei que já falei isso) do cinema. Ele sozinho sustenta muito bem um filme. Podem falar de Michael Myers, Leatherface (gosto dos "Massacre), Pinhead (também gosto), Freddy Krueger ou de qualquer outro... Jason Voorhees é o maioral e não se fala mais nisso.

Photobucket
Colé, vai encarar... Quer dizer: GRRRRRR...

Nenhum comentário: