05 agosto, 2008

Arte? Onde?

O que é arte? Por que caminhos galgam o conceito de arte? De minha parte o entendimento e desenvolvimento da arte foi completamente deturpado. Acredito que estamos numa época onde a arte não é mais para o ser humano e sim para alguma criatura que ainda não sei qual é. O Modernismo e a chamada arte contemporânea afastou a arte do povo. Em tempos antigos isso era feito pela força... Vou me explicar. Somente a nobreza e, posteriormente, a burguesia tinham acesso a ela, sendo que após o surgimento dos mecenas, ela se tornou objeto de comércio. Não questiono o comércio da arte, afinal, é um produto de manufatura, com um valor de "beleza" (para "beleza" entende-se "coisa bonita")agregado ao trabalho do artista. Num mundo onde passes de jogadores valem grandes fortunas, a arte deve sim fazer parte do comércio. Questiono o valor da arte moderna e contemporânea.
É dito que a arte deve explorar o sentimento humano, trazendo à tona todo e qualquer tipo de sentimento, desde o alívio, até o asco. Será esse mesmo o papel da arte? Vou contar uma pequena histórinha (com acento mesmo)... Fui a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre a alguns anos atrás. Me embebedei antes e durante a viagem, sendo que a diversão imperava em minha mente. Chegando ao lugar me deparei com um conjunto de obras que não entendia e pior, fomos acompanhados por uma guia que explicava todas essas obras, dizendo que experiência o pretenso artista queria "passar" com tal obra. Fui ficando sóbrio e as coisas simplesmente foram perdendo a graça; quando entrei tudo era meio engraçado e depois se tornou um bando de porcarias mal formuladas e ocupando espaço útil nos lugares em questão. Pra finalizar, fui embora beber mais...
O que quero dizer com isso... Obra que arte que precisa de explicação? Bonecos mal feitos de chocolate? Um monte de areia sendo movida por uma máquina? Sejamos francos, isso porque falei dos menos piores... Onde está a arte, num mundo onde um guri de 4 anos pinta quadros que valem 15 mil dólares? Ou um elefante pinta quadros? Ou um imbecil amarra um cachorro e deixa esse morrer de fome e DIZ QUE É ARTE??!?!
Creio que a arte, nos tempos áureos da bela arte, tinham o papel de trazer um pouco de beleza ao mundo, fazendo as pessoas simplesmente gostarem dela... Quer ficar revoltado, não vá numa galeria de arte, ligue a TV... Veja quantas pessoas morrem por irracionalidade religiosa ou violência urbana (para ficar mais próximo de nós, brasileiros). Veja, enquanto países discutem subsídios e quem polue mais que quem, crianças morrem de fome em algum buraco longínquo da África. Isso tinha que revoltar e não uma obra de arte!
Enquanto isso o povo tem que se contentar com a mídia de massa, atochando goela abaixo as novelinhas inofensivas e pagodinhos amigáveis... Benditas sejam as orquestras sinfônicas e filarmônicas que ainda resistem e, vez ou outra, tocam em alguma praça ou local público (somente grandes centros, cidades menores que se danem).
Pra finalizar, não sou santo... Ouço música ruím e bebo demais, mas sou um privilegiado, pois conheço o que poucos conhecem e tenho opção. Direito de escolha. Posso dizer o que presta e não pra mim, vendo a arte do meu modo e analisando como quero e acredito que a arte deve se aproximar do povo... Abaixo a arte contemporânea...

7 comentários:

Anônimo disse...

=o
uma coisa que eu li hoje que - posso tá enganada do até que ponto pode haver coenrencia com o tema XD - é que as pessoas qrem se voltar para elas - um neonarcisismo...
acredito que nesse caso o artista qr falar o que passou para chegar naquela "arte"...ou seja, tudo se refere mais ao autor do que a arte em si...

em fim... posso gostar de algumas artes... mais acho que tá muito vazia de idéias, propósitos,...
ahh!!
uma pegunta... todo movimento tanto literário,qto político, tbm na arte, tem sempre um "anti-mmovimento" do movimeto anterior, então, não será que a arte contemp. não está fazendo o mesmo? Nos anos 60~70 os ideais eram mtos e bem fortes... e hj? não estamos vendo uma "cultura do vazio"??

é isso XD
acho que me impolguei o_o'''
té mais perdido!!

Anônimo disse...

nossa qto erro gramático >_<
não repara ._.

Yirn disse...

contra-cultura... me deu uma idéia de post, valeu

hylenne disse...

É... o narcisismo ajuda muito nessa "liberdade" que a palavra arte tem hoje em dia. Arte já não é mais um conceito específico, e pode ser utilizado livremente sem preceitos. Posso criar uma exposição e parar sozinha em uma sala branca, e dizer que o modo que me visto é uma arte. Que eu sou uma obra de arte. E não faltariam explicações para estes "guias" que tu citas no texto usarem na apresentação da arte - posso estar querendo dizer que sou um feito divino de algo supremo e questionar nas pessoas essa crença... Taí: trinta segundos pra pensar em uma explicação razoável, rsrs
Não há muito o que fazer. É uma das problemáticas da liberdade de expressão. Acredito que, no final, o que vale é a tua opinião e ela não muda muita coisa neste ponto - sempre vai haver alguém que entendeu e admirou aquilo como arte; e que vai te questionar. Serão então duas opiniões diferentes, dois pontos de vista fixos, e, na maior parte do tempo, imutáveis.

;)

hylenne disse...

Uma frase ficou incompleta ali... onde está "É uma das problemáticas da liberdade de expressão." era pra ser "É uma das problemáticas da liberdade de expressão - é impossível todo mundo concordar com a mesma coisa."

andy disse...

Não li nada não. Papo de maconheiro.

Repito o que disse na apresentação de um trabalho: arte tem que fazer sentido. Se provocar alguma emoção, melhor.
Ou existe alguma pintura clássica de uma bola vermelha e que o artista afirma que é um cachorro?

NES > Arte.
Bionic Commando > Arte.
Rockman 2 > Arte.
Contra > Arte.

Anônimo disse...

distorcendo uma frase de bukowski (esse sim é um artista sem pretensão de ser):

"entre a arte e a vida, a vida é mais suportável"

borrar a porcelana é uma arte!
meu cocô é uma arte, tem que ver que belezinha! ;-)