29 setembro, 2009

Adaptações... volume 2

O ano: 2000. Heróis: X-Men.
Depois dos já citados conturbados anos 90, o novo milênio (mentira, seria só em 2001, mas....) se iniciava e a Marvel havia se lembrado de seu grupelho de mutantes em colans (é assim que escreve???) coloridos que foi grande sucesso a algum tempo e estava retornando ao estrelato. Sentados numa mesa de bar estavam Bob Harras (saindo), Joe Quesada (entrando e criando raízes. Fícale, fícale!!) e Stan Lee, tomando uma cerva gelada, discutindo o que fazer... Até imagino o bate papo:

Bob Harras:
- Putz, a Marvel quase faliu... E nem foi culpa só minha...
Joe:
- Nosotros tenemos grandes ideas para la empresa. Já sê el nombre: Marvél Knights. Más precisamos de outra idea.
Stan:
- Cadê minha empadinha? Pô, ei, seu garçom.

Eis que vira um sujeito grisalho, barba por fazer, que atendia às mesas e disse:
- Não pude deixar de ouvir sua conversa... Já pensaram em fazer cinema?
Bob:
- Huntz... Olha só, qual é a desse garçom...
Joe:
- Una belíssima idea. Qual es su nombre?
Silvio Luiz:
- Quero minha empadinha, pô.

E o sujeito responde:
- Meu nome é Avi Arad. E acho que posso ajudá-los.

E assim, Avi Arad retornou a Marvel, com algumas idéias na cabeça e Sil... Stan Lee ficou sem empadinha...
É claro que nada disso aconteceu, mas serve pra ilustrar um dos momentos mais memoráveis das adaptações: X-MEN - O filme.
Um desconhecido David Hayter escreveu o roteiro, um competente Bryan Singer adaptou e dirigiu um belo conjunto de atores, alguns novatos, outros nem tanto, o que se tornou o marco zero das boas adaptações.
Críticas à parte (sim, não é perfeito... e eu, como fã, bem que gostaria de ver aquele pessoal nos uniformes... bendito seja Alex Ross), o filme foi um grande sucesso, dando um novo gás ao desenvolvimento de filmes baseados em quadrinhos.
O "amigão da vizinhança" não poderia ficar atrás, sendo assim chamaram Sam Raimi (saudades do Evil Dead) e peliculicaram o Aranha (Homem Aranha vs Gatta Metálico)(pra quem não sabe quem é Gatta, procura algo sobre os Changeman). O filme foi um sucesso absurdo, sendo inovador em efeitos especiais e blá, blá, blá...
Muitos sucessos, muitos dinheiros, muitas empolgações, muitas cagadas... Hmmmmm, ai minha língua.... Demolidor e Hulk não me deixam mentir.
Nem vou comentar muito... O primeiro, levou um desinteressado Ben Affleck a se tornar o advogado cego, Jennifer Garner (quem?) a atuar como Elektra e Colin "cara de doido varrido chorão" Farrell como Mercenário (esse chegou a influenciar os quadrinhos, pra fazer maluco chamaram o cara certo).O filme lembra muito a luta entre Wayne Campbell e Jeff Wong, pai de Cassandra, em Quanto Mais Idiota Melhor 2 (que título terrível), com personagens cheios de trejeitos, ginga e malemolência. Ah, sim... Michael Clarke Duncan como Wilson Fisk bronzeadis (eu não sou racista... mas nos quadrinhos o cara é branco...).
Hulk... Precisa comentar? Ang Lee, grande diretor do superestimado Tigre e o Dragão... "Vai ser um filme de arte." foi o comentário... PQP, CA$%LHO, B%#$TA, É O HULK, PORRA!!!! Queríamos ver porrada comendo solta, destruição em massa e um gigante de dois metros e meio urrando e gritando "HULK ESMAGA". Ao invés disso, fomos agraciados com um filme preocupado em explicar nos mínimos detalhes o que é impossível de explicar (ao invés de contrair câncer o cara fica verde, burro e fortão... explicar isso??). Enfim, mudaram história demais, levando ao fracasso, como adaptação e filme (mas Sam Eliott "É" o general Thadeus Ross, sem sombra de dúvida).
Nesse mesmo ano, 2003 (é, amigo... os filmes foram feitos a toque de caixa nessa década) saiu X2. O que eu não ía falar do Hulk, deixei para não falar aqui (confuso? eu tb...). Bom filme, quase o mesmo elenco... Deus ama, o homem mata... Tempestade com personalidade distorcida devido a exigências da oscarizada Hale Berry e Noturno afetado. Fim de papo. Bom filme, mais sucesso que o anterior.
O post está bem longo, então vou parar por aqui... Continuamos depois. Abraço.


Stan Lee, depois da reunião... Chateado por causa da empadinha.

Nenhum comentário: